ABNT.

REGRAS DA ABNT/2017 PARA A TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS.


As normas têm a “[...] finalidade de garantir que
comunicação se faça de um modo normalMelhor: 
normalizado’. Pelo uso de regras e modelos queem última 
instância, por serem socialmente compartilhados
provêem a arquitetura básica dos canais de 
comunicação


O objetivo de uma padronização é proporcionar eficiência, através de ações que regularizem, normatizem e promovam confiabilidade em atividades, processos e ações, como os que envolvem a produção de conhecimento através de trabalhos técnico-científicos. Curiosamente, apesar desse artifício ser algo comum entre as civilizações no decorrer da evolução da história, é difícil rastrear sua origem, contudo, uma coisa é certa, sem a padronização fica difícil conferir a identificação, aceitação, confiabilidade, promover intercambio e o efetivo consumo de qualquer produto ou serviço.
Por esse motivo, vários países como: a Alemanha, através da Deutsches Institut für Normung (DIN); os Estados Unidos, com o American National Standards Institute (ANSI); Portugal, com o Instituto Português da Qualidade (IPQ); o Brasil, desde 1940, com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); a Argentina, com o Instituto Argentino de Normatização e certificação (IRAM); entre outros países que compões a Organização Internacional de Normalização (OIN), e as que em nível regional, a exemplo da Associação Mercosul de Normatização (AMN), tem se empenhado em aprimorar e harmonizar as padronizações técnicas.
Dentre o aprimoramento de padronizações técnicas, destacam-se a nível nacional: as normas de procedimentos ISSO 9000, voltadas para a gestão da qualidade; as classificações; e, as de Normas Técnicas, como por exemplo as que tratam da normatização de trabalhos técnico-científicos.

Tipos de trabalhos técnico-científicos mais comuns no Brasil:

üResumo (crítico, indicativo e informativo);
üResumo expandido;
üResenha crítica;
üFichamento;
üPaper;
üProjeto de pesquisa;
üRelatório técnico-científico;
üRedação acadêmica: Monografia ou TCC (Estudo de caso; Pesquisa ação; Pesquisa experimental; Pesquisa explicativa; Pesquisa exploratória; Revisão bibliográfica; Projetos e Planos de negócios; Artigo científico; e etc), Dissertação e Tese; e etc.

REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO.:


üPapel: formato A4 (210 X 297 mm), folha branca;

üNumeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda. 

üMargens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm. 

üTítulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).

üTexto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

üParágrafos: Espaçamento entre os parágrafos deve ser o duplo enter. 

üNotas de rodapé: (também, legendas das ilustrações e tabelas) letras com tamanho 10 e espaçamento simples.

üCitações (Sistemas de Chamada):

·    Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas, com fonte menor que 12. Se a citação tem menos de 3 linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

·   Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

OBS: Para obter informações mais detalhadas, de acordo com a necessidade da sua citação, leia a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.
Resumo: é um texto de 150 a 250 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Normas da ABNT:
üNBR 14724/2011 - Trabalhos acadêmicos - Apresentação.
üNBR 10520/2002 - Citações em documentos.

üNBR 6023/2002 - Elaboração de referências.

Referências:

üLivro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Ex: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books. 1996.

üSite: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Ex: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/01/2017.

-------------------------
Conforme a NBR 14724 de 2011 ainda vigente no Brasil.Os trabalhos acadêmicos (Com elementos pré-textuais, textuais, e pós-textuais.) devem utilizar em sua edição:

Referências.

¹ BRANDÃO, J. L. Orelha. In: FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C. de. Manual para   normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ePHx_-Z7bbQ?si=v_Xtlj9e5MDKWhR4" title=...