METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (MTC).
ESTRUTURA BÁSICA DE UM TRABALHO TÉCNICO-CIENTÍFICO.
Elementos pré-textuais:
Capa: (NBR 14724:2002): protege o trabalho e deve constar conter o nome da instituição onde a pesquisa foi realizada (Opcional), curso, autor, título do trabalho, subtítulo (se houver), número de volumes (se houver mais de um), local (cidade) e ano do depósito (da entrega).
Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.
Errata (opcional): deve ser encartada ou avulsa acrescida ao trabalho depois de impresso, se houver erro.
Ex.: ERRATA: Folha 32 Linha 3 Onde se lê publicação, leia-se publicação Folha de aprovação (Elemento obrigatório): contém autor, título e subtítulo (se houver), natureza, finalidade, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração, data de aprovação, nome, assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora.
Dedicatória/agradecimentos (opcional): espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.
Epígrafe (opcional): traz a citação de um pensamento, que de certa forma serviu de base ao trabalho, seguida de seu autor. Não se escreve a palavra epígrafe.
Resumo na língua vernácula (obrigatório): é um texto que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.
Resumo em língua estrangeira (obrigatório): idêntico ao item anterior, apenas em língua estrangeira.
Lista de ilustrações (opcional): deve apresentar na mesma ordem em que aparece no texto. Recomenda-se uma lista para cada tipo de ilustração. Ex.: (quadros, gráficos, plantas etc.)
Lista de tabelas (opcional): Deve ser
elaborada com a ordem apresentada no trabalho, cada item designado por seu nome
específico, acompanhado do respectivo número da folha.
Lista de abreviaturas e siglas (opcional): relação em ordem alfabética, seguida das palavras ou expressões correspondes grafadas por extenso. Recomenda-se uma lista para cada tipo.
Lista de símbolos (opcional): deve
apresentar na mesma ordem em que aparece no texto, com seu devido
significado.
Sumário: serve
para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho.
O alinhamento é à esquerda, sem recuo.
Elementos textuais:
Introdução: O examinador (leitor) colhe a primeira imagem de seu trabalho
através da leitura dos temas que serão tratados no trabalho, além
da justificativa e do objetivo do TCC e deve constar: apresentação,
justificativa (questão central), hipotese, objetivo, proposta metodológica e
detalhamento dos capítulos. Assim, a introdução deve:
Apresentar o problema que se vai estudar, a relevância da
pesquisa.
1º Apresentação sumária do estágio de desenvolvimento do assunto mediante referência a tudo o que já se escreveu sobre ele.
1º Apresentação sumária do estágio de desenvolvimento do assunto mediante referência a tudo o que já se escreveu sobre ele.
2º Referência às possibilidades de contribuição da pesquisa, sem enunciar
soluções ou conclusões.
3º Manifesta as intenções do autor e os objetivos do trabalho,
enunciando seu tema, seu problema, metodologia, sua tese e os procedimentos que
serão adotados para o desenvolvimento do raciocínio.
4º Destaque das fontes e bibliografia fundamental pesquisadas.
5º Delimitação clara do campo da pesquisa e colocação das partes
componentes do corpo do trabalho, justificando-as brevemente. Construir no
final, é a última parte a ser redigida, pois deve apresentar todo o trabalho
construído.
6º Apresenta o problema que se vai estudar, a relevância da
pesquisa.
Características: brevidade, segurança
e modéstia.
Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa. Os capítulos que comporão o trabalho (Corpo do texto), seguindo a seguinte ordenação:
Capítulo I, II, III ... (breve descrição do que apresentará no capítulo) Partes – Capítulos – Subtítulos ou temas.
Os títulos das partes, dos capítulos e de cada item devem exprimir clara, direta e precisamente a ideia principal neles contida. E todas as partes devem estar articuladas logicamente, a partir da ideia principal que gera a visão harmoniosa e equilibrada do todo.
Não iniciar capítulo com subtítulo.
Ao final de cada capítulo, articular com o capítulo seguinte.
Capítulo: uma das partes da divisão do relatório de pesquisa. Lembrando que o primeiro capítulo será a Introdução e o último as Conclusões do autor. Entre eles o texto da pesquisa.
Seções e subseção: Divisão de uma
seção; divisão que pertence a uma seção maior, a uma repartição, e
departamento.
O Modelo resultante de uma pesquisa teórica será composto por:
Introdução: onde apresentaremos o tema, os objetivos, o problema e hipóteses, metodologia e finalmente, onde colocaremos a justificativa do tema.
Capítulos: bem articulados e organizados de forma a articular bem o tema, expondo um aprofundamento do tema e aprofundando em complexidade;
Considerações finais: observações importantes feitas ao longo do estudo que irão contribuir para a conclusão do mesmo, onde apresentamos se os objetivos e hipótese foram alcançados e apontamos os caminhos futuros dessa pesquisa.
Modelo resultante de uma pesquisa empírica será composto por:
Introdução: onde apresentaremos o tema, os objetivos, o problema e hipóteses e, finalmente, onde colocaremos a justificativa do tema.
Capítulos: bem articulados e organizados de forma a articular bem o tema, expondo um aprofundamento do tema e aprofundando em complexidade. Na pesquisa empírica temos um objetivo particular que é o de apresentar pesquisas que foram desenvolvidas na área para que possamos articular bem e discutir os seus resultados.
Metodologia: Informar de maneira clara e objetiva como foi realizada a pesquisa, as etapas desenvolvidas e descrever os materiais e métodos utilizados. Tipo de estudo; população e amostra; local e instrumentos de coleta; forma de análise; cronograma quando for projeto.
Resultados: apresentar os dados coletados e o tratamento dos mesmos. Nesta parte podem ser apresentadas: tabelas, cálculos, gráficos, fotos etc. e as próximas etapas a serem desenvolvidas.
Discussão: Nessa seção do trabalho relacionamos a fundamentação teórica com os dados de nossa pesquisa – “nossos achados” – objetivando entender se houve mudança ou se os resultados são semelhantes a outras pesquisas já realizadas. Este item pode ser apresentado junto com os resultados.
Considerações finais: Na conclusão do trabalho de pesquisa deve ser respondida a questão de partida, chamada por muitos de questão central ou problema e a confirmação, ou não, da hipótese inicial. Traz observações importantes feitas ao longo do estudo que irão contribuir para a conclusão do mesmo, onde apresentamos se os objetivos e hipótese foram alcançados e apontamos os caminhos futuros dessa pesquisa. É a síntese. É o ponto para o qual convergem os passos da análise, da discussão, da demonstração à busca de incorporação em um todo maior. Visará a recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
O autor manifestará seu ponto de vista sobre os resultados obtidos e sobre o alcance dos mesmos. Não pode conter citações.
Deve ser breve.
Tem por finalidade reafirmar sinteticamente a ideia principal e os pormenores mais importantes já colocados em plena luz do corpo do texto, retomar o argumento decisivo em seus delineamentos fundamentais, sem maiores análises ou comentários, ressaltando o alcance e as consequências dos esclarecimentos prestados pela pesquisa e o possível mérito de seus achados, com indicações e aberturas para novas pesquisas.
Elementos pós-textuais:
Apêndices (opcional): texto utilizado
quando o autor pretende complementar sua argumentação. São identificados por
letras maiúsculas e travessão, seguido do título.
Anexos (opcional): texto ou documento não elaborado pelo autor para comprovar ou ilustrar. São identificados por letras maiúsculas e travessão, seguido do título.
OBS: Se seu trabalho conter procedimentos metodológicos que envolvam a utilização de dados diretamente com entrevistas estruturadas que requeiram informações identificáveis (Ex: atestes individuais e/ou coletivos), ou que possam, de alguma forma "acarretar riscos maiores" do que os existentes na vida cotidiana; conforme a Res. nº 510/2016, seu Projeto de Pesquisa deverá ser antes ao Comitê de Ética do Governo Federal, através do site: Plataforma Brasil. Pois, você precisará de autorização para posterior divulgação científica. Contudo, cadastre-se antes como pesquisador(a) na referida plataforma.
Glossário (opcional): lista alfabética de expressões técnicas de uso restrito,
utilizadas no texto e suas respectivas definições. O glossário é um elemento
que facilita a compreensão do texto. Referências (Elemento obrigatório):
conjunto padronizado de informações retiradas do material informacional
consultado.
Referências: A lista de referências deve ser em ordem alfabética de autores (pessoas, entidades e títulos), ao final do trabalho. Mesmo quando apresentadas em nota de rodapé, aparecerão, também, repetidas na lista ao final do trabalho. O nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente pode ser substituído, nas referências seguintes à primeira, por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto desde que estejam na mesma folha. O título de várias edições de um mesmo documento, referido sucessivamente na mesma folha, pode ser substituído por um traço sublinear nas referências seguintes à primeira, desde que estejam na mesma folha. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por dois espaços simples.
OBS: CUIDADO COM O PLÁGIO!
Depois que seu trabalho estiver concluído submeta-o antes de sua entrega ao orientador a softwares anti-plágio para levantar os Índices de Similaridade (IS), tais como o: COPY SPIDER. Detalhe, evite IS superiores a 3% do total da trabalho! Lembre-se que, conforme a lei 9.610/1998 e o Código Penal (Art. 184), plágio é crime. Evite os dissabores da "malha fina acadêmica" que levam ao jubilamento. Diga não aos trabalhos "encomendados" e não viole Direitos Autorais!