sexta-feira, 30 de junho de 2017

Decreto 9.057/2017.

Com o Decreto nº 9.057 de 2017, regulamenta o Art. nº 80, da Lei 9.394/1996, que estabelecia as diretrizes e bases da educação nacional, o governo volta a traz sobre a permissão de cursos a distância ofertarem educação básica em situações especiais, além de outras possibilidades.

Lei o documento na íntegra.
http://abed.org.br/arquivos/DECRETO_N_9.057_25_MAIO_2017_regulamentador_Educacao_Distancia.pdf

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cuidado com as Fraudes!




Cuidado com revistas, congressos suspeitos e artigos científicos falsos. A pressão por produção acadêmica tem motivado o surgimento de inúmeras arapucas que podem prejudicar o estudante/profissional. Inúmeros trabalhos científicos falsos são publicados anualmente em periódicos nacionais e internacionais, mas depois que são descobertos são retirados das revistas que originalmente os publicou.....

Leia mais.
http://www.nature.com/news/publishers-withdraw-more-than-120-gibberish-papers-1.14763
https://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=12811

14º Festival do Bon Odori em Tomé Açu.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Um novo modelo de gestão pública para a Base Lattes.

O Currículo Lattes é referencia nacional no registro das atividades de todos(as) os(as) estudantes e pesquisadores(as) brasileiros(as), e por isso é reconhecido e utilizado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. No entanto, requer uma constante atualização que aprimore ainda a confiabilidade e abrangência entre as instituições de fomento, as instituições de ensino superior e de pesquisa do País

Leia mais.

http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5750284

Font: Coordenação de Comunicação Social do CNPq.

Chamada Pública para Cadastramento e Seleção de Colaboradores Para o ENADE 2017


Conforme o DOU Nº 86, segunda-feira, 8 de maio de 2017: "O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, por intermédio de sua Presidente Substituta, torna público o presente Edital de Chamada Pública e convida para cadastramento os interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI) visando subsidiar a elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017 (Enade 2017)."


http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/bni/2017/edital_de_chamda_publica_n16_de_05052017_enade2017.pdf

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Por que votar?

Charla: UNITEC.

Mais de 200 vagas de estágio na Vale em MG, ES e RJ.

A educação e as quatro dimensões do sucesso.

No livro, "Educação em quatro dimensões: as competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso." dos autores Charles Fadel, Maia Biliak e Berning Trilling, é abordada a necessidade de se implementar: o caráter; as competências; as habilidades e a meta cognição; no processo de formação educacional frente os desafios do mundo contemporâneo. 

Fonte:
http://ojs.fe.unicamp.br/ged/RIESup/article/view/7726



"O desafio do sistema educacional alemão." Revista Educação, ed: 239 de 05/2017.


Como no Brasil, segundo pesquisa da OCDE, disparidades na qualidade entre o ensino básico público e privado alemão escondem desigualdades que impactam diretamente no desempenho estudantil, fragilizam o ingresso na universidade e dificultam a mobilidade social. Apesar disso, este cenário ainda pode piorar com o problema da migração para este país.
   

Fonte:

http://www.revistaeducacao.com.br/o-desafio-do-sistema-educacional-alemao/

Proposta de Lei Complementar nº 221/1998 promete indenizar os prejuízos causados pela Lei Kandir.

A Lei Complementar nº 87/1996, de autoria do economista, ex ministro e deputado federal Antônio Kandir, foi um incentivo fiscal promulgado com a proposta de incentivar produtos primários e semi elaborados, além de serviços voltados para a exportação, para assim estimular cadeias produtivas e fortalecer nossa balança comercial. Hoje, esse polêmico incentivo completa 21 anos e, se por um lado, como querem seus defensores, muito contribuiu para a economia, por outro, é bom lembrar que só até o ano passado, as perdas acumuladas no estado do Pará com o ICMS já ultrapassaram os estratosféricos R$ 67,5 Bi. Pergunta que não quer calar! Por que algo tão danoso para os cofres públicos de qualquer estado da união levou tanto tempo para que algo fosse feito? Só a procrastinação e a falta de representantes políticos comprometidos explica isso. No entanto, a Proposta de Lei Complementar nº 221/1998, promete rever esse assunto no Congresso Nacional (CN), através de uma comissão especial mista, para quem sabe um dia "compensar" - de alguma forma - os estados desse brutal prejuízo.    

Fonte: Agência Câmara.

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/31/congresso-cria-comissao-para-analisar-propostas-de-alteracao-da-lei-kandir 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ePHx_-Z7bbQ?si=v_Xtlj9e5MDKWhR4" title=...